Site exclusivo para vendas

TIM Live: velocidade de download e upload, entenda as diferenças

calendar icon

4/12/2021, 8:00:00 PM

calendar icon

Por TIM

calendar icon

Por Dados Mestre

Quando falamos sobre planos de internet, é muito comum surgir no assunto as velocidades de download e upload. Apesar de realizarmos essas ações quase diariamente, ainda pode ser confuso para muitas pessoas o que elas realmente significam. Ao assinar um plano de internet banda larga é importante que você entenda o que esses termos significam e como eles afetam a sua navegação.

Com isso em mente, preparamos um pequeno guia onde explicamos o conceito de download e upload, formas como você os utiliza no seu dia a dia e como a velocidade do seu plano de internet interfere nessas ações. Confira abaixo:

Conteúdo deste artigo
 

TIM Live: velocidade de download e upload: entenda as diferenças

O que significa download?

Você com certeza já ouviu alguém dizer a frase “preciso baixar tal arquivo” ou “vou baixar essa música”. Esse ato de baixar, quer dizer que a pessoa vai realizar um download, ou seja, vai transferir um arquivo para o seu computador, celular, tablet ou outro dispositivo. Sabe quando alguém te envia um vídeo pelo WhatsApp e você salva no seu celular? Então, isso é um download.

Podemos dizer que grande parte do tempo que passamos navegando pela internet estamos realizando algum tipo de download, pois ele se manifesta de diversas formas diferentes. Além de baixar arquivos como músicas, filmes e fotos, o download também acontece quando carregamos uma página, colocamos um vídeo para tocar ou abrimos nossos e-mails.

O download não é caracterizado apenas quando baixamos um arquivo pesado. Toda vez que recebemos informações na internet, estamos fazendo algum tipo de download. E toda essa transferência de dados é afetada diretamente pela velocidade da sua internet banda larga. Quanto mais rápida ela for, mais rápido os downloads serão concluídos, resultando em uma navegação mais instantânea.

 

O que significa upload?

Se o download significa baixar um arquivo da internet para o seu computador, então o upload é seu inverso direto. O termo em inglês se traduzido seria algo como “carregar acima”, ou seja, ele refere-se ao ato de enviar algo. Pode parecer um pouco confuso, mas simplificando, o ato de fazer um upload significa que você está enviando um arquivo seu para a rede de internet.

Utilizando o mesmo exemplo que falamos do WhatsApp, quando você envia fotos ou vídeos para algum contato, você está realizando um upload. Quando você posta um vídeo no instagram ou no YouTube, adiciona um anexo no e-mail ou no seu Google Drive, você também está fazendo um upload. Transferir qualquer arquivo pela internet é um upload.

A velocidade do upload também está relacionada com a velocidade do seu plano de internet. Porém, em muitos planos, essa velocidade não é a mesma do download, sendo inferior na maioria dos casos. Isso não costuma ser um problema e não afeta tanto a sua navegação, contudo, se você utiliza a internet constantemente para atividades como jogar online ou precisa compartilhar arquivos pesados com frequência, é interessante investir em um plano que ofereça altas taxas de upload.

TIM Live Ultrafibra compare os planos de internet fibra ótica

 

Como escolher o melhor plano de internet para download e upload?

Agora que você já sabe as diferenças entre download e upload e como eles se aplicam às suas atividades do dia a dia, é hora de escolher um plano que atenda às suas necessidades e ofereça taxas suficientes para você navegar com qualidade.

Uma das melhores escolhas para receber boas taxas de download e upload é a internet fibra ótica. Em geral, os planos de internet banda larga fibra ótica oferecem altas velocidades para download e cerca de metade dessa mesma velocidade para upload. Por exemplo: um plano de 60 Mega de velocidade para downloads vai oferecer até 30 Mega para uploads.

Esses valores são muito bons, pois quando comparamos com uma internet ADSL, os planos oferecem apenas 10% da velocidade total para upload. No mesmo exemplo, uma internet ADSL de 60 Mega teria apenas 6 Mega para upload.

Outra vantagem onde a internet fibra ótica sai na frente é a sua estabilidade de sinal, isso permite que os downloads e uploads não sejam interrompidos, garantindo que o processo vai terminar sem prejuízo ou necessidade de começar tudo de novo.

Portanto, você deve analisar a forma como você utiliza a internet antes de escolher o plano ideal para sua casa. Se você joga muito online, envia arquivos, faz lives e posta vídeos, então um plano com taxa de upload a partir dos 60 Mega pode ser ideal para o seu uso. Agora, se você utiliza mais para ver filmes, baixar músicas, acessar suas redes sociais, então um plano mais básico pode ser ideal. 

Sendo assim, analise bem o plano que você vai contratar para não se frustrar com taxas baixas de download e upload, afetando diretamente no seu uso.

👉 Leia também: Qual a internet ideal para o seu perfil de consumo?

 

Planos TIM Live: internet fibra ótica com altas taxas de download e upload

A TIM Live é uma internet banda larga em fibra ótica que possui boas taxas de download e upload em seus planos. Consideramos essa uma boa opção para uso residencial e que pode ir de encontro às suas necessidades diárias. Abaixo detalhamos um pouco sobre cada plano e explicamos qual a taxa de download e upload de cada um.

Internet TIM Live Fibra 60 Mega: Nesse plano você conta com uma taxa de download de 60 Mega, que vai dar conta das atividades mais simples como baixar músicas, vídeos, navegar nas redes sociais e ter um bom carregamento de página. Aqui, a taxa de upload é metade da taxa de download, contando com até 30 Mega para envio e compartilhamento de arquivos.

Internet TIM Live Fibra 150 Mega: Esse plano de internet fibra ótica já é recomendado para quem tem um uso mais constante da rede e precisa baixar e compartilhar arquivos pesados. Você conta com 150 Mega para downloads e 60 Mega para uploads.

Internet TIM Live Fibra 200 Mega: Com o plano de 200 Mega você tem velocidade suficiente para baixar e subir arquivos em segundos. Essa velocidade é recomendada para quem gosta de jogar online e faz muitas postagens de vídeos, envio de arquivos pesados ou compartilha documentos em home-office. O download chega a 200 Mega e o upload fica em 100 Mega.

Vale notar que, tanto o plano de 150 quanto o de 200 Mega, contam com degustação do dobro da velocidade por 12 meses no plano TIM Live. Ou seja, por um ano você navega com velocidades de 300 ou 400 Mega. Essa velocidade de internet banda larga faz com que você nem sinta que está realizando um download ou upload, dada a velocidade em que essas tarefas vão se cumprir.

A partir de agora você nunca mais vai se confundir quando alguém falar de download ou upload na sua frente. Com tanta informação você também já consegue escolher o melhor plano de internet banda larga para a sua casa e aproveitar de uma conexão de qualidade. Que tal consultar a disponibilidade da TIM Live no seu bairro e ter o melhor da internet fibra ótica na sua casa? 

Visite nosso portal e tenha mais informações sobre planos de fibra ótica, taxas de download e upload e benefícios exclusivos. Você também pode ligar na nossa Central de Atendimento pelo número da TIM 0800 777 1919.

TIM EMPRESAS

Contrate agora pelo site
ou ligue 0800 777 1919

Baixe o app Meu TIM

Acompanhe seu consumo, baixe faturas, mude para débito automático, faça recarga e muito mais.

Ícone botão de redirecionamento para a Google Play Ícone botão de redirecionamento para a App Store