Site exclusivo para vendas

TIM Live: como uma boa internet fixa pode ajudar a estudar online

calendar icon

4/13/2021, 1:00:00 PM

calendar icon

Por TIM

calendar icon

Por Dados Mestre

Com a suspensão das aulas presenciais em boa parte do território nacional por conta da pandemia do coronavírus, muitos estudantes se viram em uma nova rotina de estudos, onde a sua casa também se tornou sala de aula. Essa mudança não foi fácil e, até hoje, ainda gera dificuldades nas vidas de milhares de estudantes que não conseguem se conectar e estudar online com qualidade.

Uma boa conexão de internet é um fator fundamental para um ensino à distância de qualidade, facilitando o acesso às aulas e a todos os conteúdos adicionais. Sendo assim, pacotes de internet fixa que oferecem mais velocidade e estabilidade têm dado um suporte extra na hora de manter os alunos conectados e atentos às aulas.

Em 2020, tivemos que nos acostumar com novas palavras no nosso vocabulário: Ensino Remoto, Ensino à Distância, EaD e, até mesmo, Ensino Remoto Emergencial. Além disso, o número de lives e oficinas online também aumentaram exponencialmente. 

Com tanta demanda para aprender e ensinar online, é necessário ter um plano de internet que acomode todas essas transferências de dados. Portanto, preparamos um guia para você identificar o seu perfil de uso da internet para os estudos e qual plano pode atender às suas necessidades.

Conteúdo deste artigo
 

TIM Live: como uma boa internet fixa pode ajudar a estudar online

Quais plataformas você utiliza para estudar?

Antes de definir um plano de internet fixa para estudar, é necessário identificar como você faz uso da rede nos estudos. Quais são as principais plataformas que você utiliza para estudar? Você assiste apenas videoaulas gravadas ou participa de aulas ao vivo e com interações em tempo real? Tudo isso deve ser levado em consideração.

Muitas instituições de ensino buscaram alternativas próprias para continuar com o ensino a distância. Algumas definiram que o Google Meets era uma boa opção, enquanto outras se adaptaram pelo Zoom. Ainda houve aqueles grupos que encontraram no WhastApp a fórmula ideal para manter contato com a turma e distribuir o conteúdo das aulas de forma rápida e prática.

Cada uma dessas plataformas tem um uso diferente de banda larga e pode exigir mais ou menos velocidade de conexão. Aulas que acontecem ao vivo tendem a exigir mais da velocidade de upload, principalmente se você precisar ligar a sua webcam e compartilhar a sua tela em algum momento.

Para assistir às aulas gravadas, seja no YouTube ou em outros players, você precisa de uma boa velocidade de download para dar conta do carregamento do vídeo e baixar os arquivos necessários. Aqui o uso acaba sendo mais tranquilo dependendo da plataforma. 

Existem ainda instituições educacionais que escolheram plataformas mais pesadas, como o Microsoft Teams, que exige muito da conexão e faz com que o aluno precise de uma internet mais robusta para acompanhar a aula sem prejuízo. 

 

Em quais horários você usa a internet para estudar?

Outro ponto que também deve ser levado em consideração antes de escolher o seu plano de internet fixa para estudar é em relação ao horário que você estuda. Explicamos melhor, o horário de uso pode influenciar na qualidade da sua rede de acordo com a quantidade de pessoas que estão utilizando ao mesmo tempo.

Imagine que você contratou um pacote básico, com cerca de 10 Mega de internet e acredita que essa velocidade de banda larga é o suficiente para estudar. Porém, você estuda a noite e em toda aula existem travamentos e lentidão, às vezes fica bem difícil entender o que os professores estão dizendo.

Você calculou que a velocidade seria o suficiente, mas não considerou que a noite toda a sua família também está utilizando a internet para outras atividades, o que acaba dividindo o acesso e entregando menos qualidade de navegação para o que você realmente precisa.

Portanto, é preciso considerar os horários das aulas e a quantidade de pessoas que vão utilizar a mesma internet que você antes de contratar qualquer plano de internet.

TIM Live Ultrafibra consulte a cobertura para o seu endereço internet fibra ótica

 

Vantagens da internet fibra ótica para estudar online

Estudar online é uma atividade que precisa de muita concentração e força de vontade. Isso não pode ser prejudicado por uma internet lenta ou com instabilidade de sinal, afinal, qualquer interrupção desse tipo pode gerar estresse e desestimular os estudos.

Sendo assim, temos na fibra ótica uma ótima opção de internet fixa para estudar online. A internet via fibra ótica oferece maior estabilidade de sinal e velocidade de conexão devido a forma como o seu sinal viaja pela rede, por meio de flashes de luz. Esse tipo de transmissão é realizada com fios ultrafinos, flexíveis, extremamente resistentes e feitos de vidro ou plástico.

O sinal da fibra ótica é enviado de ponta a ponta próximo a velocidade da luz. Além disso, por não utilizar eletricidade nesse processo, o sinal é mais limpo e não recebe interferências externas. Tudo isso gera uma internet de mais qualidade, rápida, sem risco de quedas ou travamentos e perfeita para os estudos.

 

Planos TIM Live: internet fibra ótica para estudar online

Depois de identificar as suas necessidades enquanto estudante, quais plataformas você vai utilizar e o horário principal dos seus estudos, você já pode começar a pesquisar por bons planos de internet. Aqui, gostaríamos de recomendar a TIM internet fixa com os planos TIM Live, banda larga em fibra ótica.

Como dissemos, essa é uma excelente opção para quem quer aproveitar ao máximo a educação a distância. A TIM Live possui três planos principais para residência:

Internet TIM Live Fibra 60 Mega: O plano de 60 Mega de velocidade oferece uma internet fixa que vai resolver a maior parte dos seus problemas, permitindo que você acesse suas aulas online sem problemas e com a rapidez necessária.

Internet TIM Live Fibra 150 Mega: Esse plano já oferece uma internet bem mais rápida e pode ser perfeito para quem compartilha a rede com muitas pessoas e não quer perder qualidade de conexão enquanto participa de uma aula. Você vai conseguir enviar seus trabalhos com tranquilidade e realizar apresentações sem medo de travar. 

Internet TIM Live Fibra 200 Mega: No plano de 200 Mega você tem internet mais do que o suficiente para ter aulas até nas plataformas mais pesadas sem comprometer a qualidade de navegação. Com esse plano você sempre terá a melhor experiência durante a sua aula, podendo compartilhar arquivos e enviar seus trabalhos aos professores com segundos de carregamento.

👉 Leia também: Como escolher a internet ideal para o Home-Office

 

Qual o melhor plano para estudar online?

Podemos dizer que o melhor plano para ajudar nos estudos online é aquele que vai contemplar em cheio as suas necessidades diárias. Caso você assista apenas a aulas gravadas, o plano TIM fibra de 60 Mega já vai ser suficiente para você aproveitar o seu curso. Caso participe de aulas ao vivo e compartilhe a rede com muitas pessoas, considere um plano TIM fibra de 150 Mega.

O ideal é ter um plano que consiga lidar com o seu uso, envio de trabalhos e compartilhamento de telas, oferecendo uma aula de qualidade onde você consiga ver, ouvir e falar sem problemas.

Não deixe de consultar a disponibilidade da TIM Live no seu bairro no nosso portal exclusivo. Se preferir, temos um canal de televendas TIM Live pelo telefone da TIM 0800 777 1919. Ligue agora e contrate a sua nova TIM internet fixa.

TIM EMPRESAS

Contrate agora pelo site
ou ligue 0800 777 1919

Baixe o app Meu TIM

Acompanhe seu consumo, baixe faturas, mude para débito automático, faça recarga e muito mais.

Ícone botão de redirecionamento para a Google Play Ícone botão de redirecionamento para a App Store