Site exclusivo para vendas

Quais as diferenças entre internet fibra ótica e via rádio? Descubra qual a melhor para sua casa

calendar icon

5/5/2021, 12:30:27 PM

calendar icon

Por TIM

calendar icon

Por Dados Mestre

Se você está pesquisando novos planos de internet para a sua casa, provavelmente já se deparou com diversos tipos de rede e diferentes velocidades nessa busca. Atualmente, existem muitas formas de se manter conectado e é preciso entender essas diferenças antes de contratar algum plano. 

Pensando em te ajudar nessas escolhas, já falamos por aqui sobre as principais diferenças dos tipos de internet a cabo, listando vantagens e desvantagens de cada uma. Mas hoje, vamos trazer uma nova comparação, entre internet fibra ótica e via rádio.

A internet via rádio ainda é um tipo de conexão que gera muita curiosidade e pode ser pouco conhecida pelas pessoas. Já a fibra ótica tem alcançado cada vez mais usuários e se tornado uma das favoritas no mercado, porém ainda sofre com pouca cobertura.

Ambas oferecem boas conexões dependendo da sua região e podem ser uma escolha interessante. Sendo assim, listamos as principais características de cada uma, além de suas vantagens e desvantagens para te ajudar a escolher qual utilizar em casa.

Conteúdo deste artigo
 

Quais as diferenças entre internet fibra ótica e via rádio? Descubra qual a melhor para sua casa

Como funciona a internet via rádio?

A internet via rádio é um tipo de conexão que usa as ondas de rádio para transmitir o seu sinal, ou seja, o sinal é enviado até a casa do usuário pelo ar. Para que essa transmissão ocorra de forma adequada é necessário que o usuário tenha instalado em sua casa uma antena receptora desse sinal.

Essa antena recebe o sinal das torres de transmissão do provedor de internet e reflete esse sinal ao modem do usuário que, por fim, envia o sinal de rede a seus dispositivos, gerando uma conexão.

É importante que a antena esteja bem posicionada para receber o sinal e que o provedor de internet tenha várias torres disponíveis para envio deste sinal, caso contrário o sinal pode não chegar com qualidade a casa do usuário, gerando falhas e lentidão na conexão.

 

Principais vantagens da internet via rádio

Uma das principais vantagens da internet via rádio está na sua acessibilidade, por transmitir o seu sinal via ondas de rádio ela consegue atingir uma grande cobertura e levar o seu serviço a muitas pessoas.

Sendo assim, ela consegue alcançar até mesmo bairros e regiões mais afastadas que ainda não possuem cabeamento de outros tipos de internet, suprindo a necessidade desses usuários e, às vezes, sendo a única opção de acesso.

Esse tipo de internet também possui um preço mais acessível, com baixo custo de manutenção e funciona de forma independente de televisão ou linha telefônica, não sendo necessário contratar nenhum serviço adicional.

Vantagens

Maior cobertura;

Pouca manutenção;

Sem necessidade de instalação de outros serviços.

 

Principais desvantagens da internet via rádio

Por outro lado, a internet via rádio pode sofrer muito com interferências externas, principalmente em dias de chuva, pois isso afeta o recebimento do seu sinal. É comum os usuários experimentarem lentidão com mudanças climáticas.

Outro fator que também pode afetar a velocidade é a distância da torre de transmissão da casa do usuário. Caso esteja muito longe, ou com a antena mal posicionada, o sinal não será recebido em sua totalidade, gerando lentidão.

A velocidade oferecida é mais baixa e os planos desse tipo de rede tendem a chegar até os 10 ou 20 Mega, não sendo uma boa opção para quem faz uso constante da rede. Isso também afeta o preço, pois a mensalidade pode ser mais alta considerando a relação de valor por mega contratado.

Desvantagens

Instabilidade de sinal;

Baixa velocidade;

Valor mais alto.

👉 Leia também: TIM Live vs Outros Tipos de Internet: vantagens e desvantagens de cada uma

 

Como funciona a internet fibra ótica?

A internet fibra ótica é um tipo de conexão que utiliza cabos óticos em sua rede, sendo a tecnologia mais avançada desse tipo. O cabeamento em fibra ótica é feito com fios ultrafinos, fabricados com vidro ou plástico, que possuem a capacidade de transmitir dados em sua rede por meio de flashes de luz.

Esses dados são transmitidos de ponta a ponta sem o uso de energia elétrica e chegam a velocidades tão altas que se aproximam da velocidade da luz. Apesar de serem produzidos com materiais de vidro ou plástico, os fios são extremamente resistentes e não sofrem com interferências externas.

O sinal é levado a casa dos usuários por meio desse cabeamento, sendo necessário apenas a instalação até a residência para o funcionamento.

TIM Live Ultrafibra consulte a cobertura para o seu endereço internet fibra ótica

 

Principais vantagens da internet fibra ótica

Como dissemos, por não utilizar energia elétrica na sua transmissão, a internet fibra ótica não sofre com interferências eletromagnéticas ou provocadas por mudanças climáticas, resultando em um sinal de internet mais estável e de alta qualidade.

Sua rede também é capaz de atingir altas velocidades, entregando uma banda larga mais rápida e com muitas opções de planos aos usuários, chegando até os 400 Mega em alguns casos e passando dos gigas nos planos empresariais. Assim, os seus planos acabam tendo um bom custo-benefício quando analisamos o preço com a velocidade contratada.

Por ter um cabeamento mais fino e leve, a fibra ótica também é mais fácil de ser instalada e transportada, além de não precisar de muita manutenção graças a sua maior durabilidade.

Vantagens

Estabilidade de sinal;

Maiores taxas de velocidade;

Facilidade de instalação;

Bom custo-benefício.

 

Principais desvantagens da internet fibra ótica

Por ser uma tecnologia mais nova, a internet fibra ótica ainda possui um grande problema de cobertura, ela não está disponível em muitas cidades e regiões brasileiras. Pode ser difícil encontrar um provedor que ofereça esse tipo de serviço.

Isso ainda fica um pouco mais complicado quando levamos em conta que os materiais para implementação da fibra ótica são mais caros do que os outros tipos de internet, fazendo com que muitos provedores não invistam nesse tipo de rede.

Isso também se reflete na dificuldade de manutenção, visto que não é possível unir um cabo arrebentado, sendo necessário uma substituição caso ocorra um dano na rede.

Desvantagens

Pouca cobertura;

Materiais mais caros para implementação;

Dificuldade nos reparos e manutenção.

 

Qual a melhor: internet fibra ótica ou via rádio?

Ambas as conexões possuem vantagens e podem atender bem ao consumidor final, porém quando analisamos ponto a ponto, vemos que a internet fibra ótica pode atender melhor em termos de estabilidade de sinal e qualidade de navegação com mais velocidade.

A internet via rádio ainda sofre com muitas questões externas e pode gerar dores de cabeça recorrentes com quedas de sinal a cada chuva, algo que não acontece na transmissão via fibra ótica.

Em termos de qualidade de serviço, não há dúvidas de que a internet fibra ótica oferece as melhores opções, principalmente para um uso mais constante como assistir a filmes, séries, jogar online e postar nas redes sociais.

Por outro lado, a internet via rádio alcança lugares onde a fibra ótica ainda não chega, sendo a melhor opção para usuários que moram em regiões mais distantes.

Portanto, pesquise bem quais serviços estão disponíveis na sua região, leve em consideração o uso que você faz da internet e o que você espera de um provedor. Converse com vizinhos e amigos e veja quais serviços eles utilizam no seu bairro, a resposta para qual plano contratar pode estar mais perto do que você imagina.

TIM Live Ultrafibra contrate agora planos de internet fibra ótica

 

Conheça a TIM Live: internet banda larga fibra ótica

Se você já se decidiu por um plano de internet fibra ótica, queremos apresentá-lo a banda larga TIM Live, um serviço de internet completo que vai entregar altas velocidades a sua navegação.

Visite o nosso site e faça a consulta de cobertura do nosso sinal. O processo é bem rápido e você consegue verificar se existe disponibilidade dos planos fibra ótica no seu endereço em poucos cliques, basta ter em mãos seu CEP, número de casa e um telefone de contato.

Se preferir, você também pode consultar a cobertura pela nossa central de atendimento, ligando para 0800 777 1919. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e descubra porque a fibra ótica é a melhor opção para sua casa.

TIM EMPRESAS

Contrate agora pelo site
ou ligue 0800 777 1919

Baixe o app Meu TIM

Acompanhe seu consumo, baixe faturas, mude para débito automático, faça recarga e muito mais.

Ícone botão de redirecionamento para a Google Play Ícone botão de redirecionamento para a App Store