Site exclusivo para vendas

Minha internet está caindo, o que devo fazer? | Dicas TIM Live

calendar icon

4/23/2021, 12:20:41 PM

calendar icon

Por TIM

calendar icon

Por Dados Mestre

Se tem uma coisa que deixa qualquer pessoa irritada é quando estamos no meio de alguma atividade online e a internet cai. Essa é, sem dúvidas, uma das maiores reclamações de usuários de internet. Afinal, nada pior do que não conseguir responder aquela mensagem ou deixar um filme pela metade porque o sinal de internet está caindo.

A queda no sinal da sua rede pode ser, em muitos casos, culpa da sua operadora de internet fixa. Porém, também existem situações em que essa queda pode ser causada por algumas questões pontuais e que podem ser resolvidas rapidamente pelo usuário.

Pensando nisso, listamos alguns motivos que fazem a internet cair e como você pode solucioná-los. Vamos lá?

Conteúdo deste artigo
 

Minha internet está caindo, o que devo fazer? | Dicas TIM Live

Problemas com o modem

Pode parecer meio batido, mas toda vez que a sua internet está caindo, a coisa mais óbvia a ser feita é verificar o modem. Às vezes, uma simples reiniciação do roteador pode ser suficiente para que o sinal seja restabelecido e você consiga voltar a navegar normalmente.

Então, desligue o seu modem, retire-o da tomada, aguarde pelo menos cinco minutos e ligue-o novamente. Em muitos casos, esse pequeno passo a passo já resolve o problema.

Outra questão que pode influenciar no sinal do wi-fi é o posicionamento do modem. Verifique se ele está muito próximo de outros aparelhos eletrônicos que possam causar interferência no sinal ou próximo de objetos que sirvam como barreira de propagação.

O ideal é que o modem esteja posicionado em um lugar um pouco mais alto e livre de qualquer interferência ou proximidade de paredes, janelas e outros objetos.

 

Cabos conectados incorretamente

Outra questão que pode prejudicar o seu sinal de internet e causar quedas na conexão são os cabos conectados ao seu modem. Talvez alguém tenha esbarrado ou puxado sem querer algum cabo e feito com que ele ficasse um pouco desconexo do modem, essa pequena folga já é o suficiente para prejudicar a sua conexão.

Então, sempre verifique se os cabos de rede estão inseridos corretamente no seu modem wi-fi e no seus aparelhos que utilizem o cabeamento direto. Isso pode te poupar muito tempo e já resolver toda essa questão.

Mas, infelizmente, às vezes o problema dos cabos está relacionado a desgaste ou oxidação. Nesse caso é necessário uma troca para que tudo volte a funcionar normalmente. Em muitos casos, é interessante já começar a pensar numa troca de operadora e buscar por opções de internet com cabeamento via fibra ótica, que não sofrem com esses problemas.

 

Sinal do wi-fi sofrendo interferência

Como dissemos, o posicionamento do modem pode causar interferência direta no sinal do wi-fi, prejudicando a propagação da rede por toda a sua casa. Isso pode ser ainda mais prejudicado caso existam outros tipos de interferência na sua casa, tanto externas quanto internas.

Sobre as interferências externas, existe pouco o que possa ser feito, principalmente quando o fator que prejudica a sua internet é relacionado ao clima, como chuvas, ou a rede elétrica, como interferências eletromagnéticas. Caso você sofra muito com essas situações, o ideal é buscar por uma banda larga em fibra ótica, que tem cabeamento feito para resistir a esse tipo de interferência externa e manter a qualidade de sinal.

Em relação a interferências internas, o sinal de wi-fi pode ser prejudicado por paredes muito grossas, outros aparelhos eletrônicos e até mesmo o distanciamento do modem em relação aos dispositivos conectados. Nesse caso, você pode mudar a posição do modem para melhorar a propagação de sinal e instalar um repetidor de wi-fi em outro cômodo para espalhar a rede por toda a casa com mais qualidade.

👉Saiba como uma boa rede wi-fi pode facilitar o seu dia.

 

Muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo

Se a sua internet está caindo ou ficando com o sinal instável, um dos causadores dessa situação pode ser a quantidade de dispositivos conectados. Quanto mais aparelhos na rede, mais instável e lenta ela pode ficar.

Essa é uma situação que pode ocorrer principalmente em banda larga com baixa quantidade de megas em sua velocidade. Por exemplo: digamos que você tenha uma internet fixa de apenas 10 Mega de velocidade na sua casa e você tenha um computador, três celulares, uma Smart TV e um videogame conectado na mesma rede. São muitos aparelhos para uma velocidade baixa, isso faz com que a conexão seja prejudicada e existam quedas.

Por isso, verifique quantos dispositivos estão conectados à mesma rede e desconecte aqueles que não são necessários. Outra dica é aumentar o seu plano e adquirir uma internet residencial com mais megas.

TIM Live Ultrafibra contrate agora planos de internet fibra ótica

 

Problema no sinal da operadora

Por fim, o problema na queda da sua internet pode ser causado diretamente pelo serviço prestado pela sua operadora. Isso pode ser devido a um cabeamento realizado incorretamente ou até mesmo a dificuldade em transmitir o sinal até a sua região.

Caso os serviços tenham sido mal adaptados ao seu endereço, é bem possível que você continue sofrendo com queda no sinal e não consiga resolver essa situação tão cedo. Nesses casos, a melhor opção é verificar se existe cobertura de outras operadoras no seu endereço e mudar de serviço.

 

Mude de operadora | Conheça a banda larga TIM Live

Uma mudança interessante e que pode solucionar seus problemas com queda de internet pode ser a mudança para um serviço de banda larga em fibra ótica. Esse tipo de cabeamento oferece mais estabilidade e qualidade de sinal devido aos materiais que utiliza em sua rede e a forma como transmite os dados por sua rede.

Tudo é feito com fios de fibra ótica, um material flexível e criado com vidro e plástico, resistente a interferências externas e que transmite informações a velocidade da luz. Uma provedora de internet que oferece esse serviço é a TIM Live. Uma internet robusta que chega até os 400 Mega de velocidade.

Então, se a sua internet está caindo, conheça os planos TIM Live e mude para a TIM Fibra internet residencial. Verifique a cobertura no nosso portal, ou ligue para 0800 777 1919.

TIM EMPRESAS

Contrate agora pelo site
ou ligue 0800 777 1919

Baixe o app Meu TIM

Acompanhe seu consumo, baixe faturas, mude para débito automático, faça recarga e muito mais.

Ícone botão de redirecionamento para a Google Play Ícone botão de redirecionamento para a App Store