Site exclusivo para vendas

Como uma internet lenta pode afetar a sua produtividade no home-office

calendar icon

5/11/2021, 12:16:16 PM

calendar icon

Por TIM

calendar icon

Por Dados Mestre

No último ano tivemos mudanças muito significativas em nossas vidas e rotinas, uma das mais notáveis, causada pelo distanciamento social, foi o trabalho remoto ou home-office. Antes, você acordava, tomava um café-da-manhã, se arrumava e ia ao trabalho. Agora, o trabalho já está em casa desde o momento em que acordamos.

A falta de um ambiente de trabalho afetou muitos aspectos do nosso dia a dia, não temos mais colegas para socializar e temos que dividir nossa atenção com o que acontece em casa e na empresa. Tudo isso pode afetar a sua produtividade no home-office, mas existe um outro elemento que também entra nessa conta e pode ser bem prejudicial ao trabalho.

Estamos falando da velocidade de navegação, afinal uma internet lenta tem o mesmo poder de atrasar o seu trabalho e afetar sua produtividade quanto qualquer outra distração. É normal que não tenhamos em casa as mesmas ferramentas oferecidas pela empresa, mas é preciso entender essa situação e descobrir formas de melhorar, diminuindo o stress e melhorando sua qualidade de trabalho e de vida.

Será que a internet lenta está afetando sua produtividade? Confira abaixo alguns sinais de que isso está acontecendo:

 
Conteúdo deste artigo
 

Como uma internet lenta pode afetar a sua produtividade no home-office

Como a internet lenta pode afetar sua produtividade

Quando falamos em produtividade, estamos nos referindo a quantidade ou qualidade de trabalho que você entrega. Isso pode ser mensurado em números, como quantidade de tarefas concluídas ou em ações como responder a todos os e-mails, participar de reuniões, dar andamento em algum projeto e etc.

A internet pode afetar a produtividade de muitas formas, o mais comum são as distrações causadas por notificações recebidas, redes sociais e aplicativos de mensagens. Mas, nesse caso, não vamos falar sobre esses pontos, aqui o que nos interessa é a dificuldade de trabalhar com uma internet lenta.

Uma internet lenta pode fazer com que seu trabalho leve o dobro de tempo para ser concluído, pois páginas vão demorar mais a carregar, arquivos não serão baixados ou compartilhados com rapidez e você pode até não ser ouvido nas reuniões que participar por uma falha na conexão.

Só essas situações já podem causar um grande stress e fazer com que você perca muito tempo para realizar atividades simples e que seriam rotineiras caso você estivesse trabalhando na empresa.

A internet lenta também pode causar travamentos e perda de dados, fazendo com que você tenha que reiniciar uma atividade do zero, gerando frustração e prejudicando a qualidade do seu trabalho, visto que você pode acabar correndo com as entregas e realizando uma atividade sem a mesma qualidade para compensar o tempo perdido.

 

Stress provocado pela internet lenta

De acordo com uma pesquisa divulgada pela Você SA, 27,24% dos empregados que estão em home-office dizem que o principal desafio para se manter produtivo está no fato de que a conexão de internet em casa não tem a mesma velocidade do que a da empresa.

Isso diz muito sobre a qualidade dos serviços prestados no Brasil, onde muitas residências ainda não possuem acesso a uma internet de qualidade, como provedoras que oferecem fibra ótica ou outro tipo de internet mais rápida do que as conexões ADSL.

Soma-se isso ao fato de que muitas pessoas sentem-se sozinhas e com medo de perder o emprego no cenário de pandemia, temos um acúmulo de stress, ansiedade e frustração que podem ser ainda maiores caso as ferramentas de trabalho não acompanhem o ritmo necessário.

A internet lenta piora essa situação ao impedir que o trabalho seja realizado no ritmo desejado. Não estamos dizendo que o empregado precisa trabalhar rápido e fazer tudo em segundos para agradar o patrão, não é isso, a questão aqui é garantir uma qualidade de navegação que permita que o trabalho seja realizado em um bom ritmo, sem repetição de tarefas por conta de travamento ou atraso nas entregas e acúmulo de trabalho por culpa da internet e não do trabalhador.

👉 Leia mais: Como escolher a internet ideal para o Home-office

 

O que fazer para melhorar a internet para trabalhar em casa?

Existem algumas opções para que você consiga melhorar a conexão na sua casa, mas essas dicas podem não ser muito úteis caso o seu plano seja de baixa velocidade. Uma internet lenta não vai aumentar de velocidade magicamente a não ser que você troque o seu plano.

Por enquanto, você pode seguir algumas dicas:

Mude a posição do seu roteador: verifique se seu modem está próximo de muitos aparelhos eletrônicos, eles podem prejudicar o sinal do seu wi-fi e afetar a sua conexão. Se necessário, reinicie o roteador quando sentir que a conexão fica lenta demais.

Pause downloads e programas que rodam em segundo plano: verifique se você não está fazendo algum download pelo seu computador ou celular, isso pode roubar a sua velocidade, principalmente com downloads feitos por programas de torrent ou similares. Verifique também se não existe nenhum programa que sequestra a sua conexão rodando em segundo plano.

Muitas pessoas conectadas ao mesmo tempo: caso você divida a conexão com muitas pessoas, vale a pena conversar com todos e pedir uma diminuição no acesso nos momentos quando você mais precisa de velocidade no home-office. É importante que todos entendam e se ajudem nesse momento.

Troque a senha do seu wi-fi: cuidado com os ladrões de wi-fi, pode ser que algum vizinho ou pessoa próxima tenha descoberto a senha da sua rede e esteja usando sua internet sem você saber, isso também vai prejudicar a sua conexão e causar stress. Então, troque sua senha se desconfiar que isso está acontecendo.

Planos internet banda larga com 150 Mega de velocidade

 

Qual a melhor internet para trabalhar em casa?

Por fim, a melhor opção para não sofrer com internet lenta no home-office pode ser buscar por um novo plano de internet e conectar-se de uma nova forma.

A mudança no plano de internet pode ser a única opção em muitos casos, principalmente quando a quantidade de megas que você possui contratada é bem baixa e não consegue dar conta do seu uso diário.

Portanto, verifique quais planos estão disponíveis na sua região e busque por uma internet que ofereça um bom custo-benefício, com uma velocidade suficiente para trabalhar com qualidade e que ainda possa ser compartilhada com todas as pessoas da sua casa.

Ultimamente, os planos de internet banda larga em fibra ótica tem se destacado pela alta velocidade oferecida e pela qualidade de sinal e navegação entregada pelos provedores.

Esse modelo de internet é mais rápido do que os mais tradicionais e deve garantir com tranquilidade que seu trabalho seja feito com a máxima produtividade, diminuindo seu stress com carregamentos e lentidão.

 

Contrate TIM Live internet banda larga fibra ótica

Com tudo o que falamos neste artigo, fica claro que uma internet lenta pode afetar muito a sua produtividade no home-office e ser um fator a mais de stress na sua rotina. Pensando nisso, queremos te apresentar os planos de internet banda larga em fibra ótica da TIM Live.

A TIM Live possui planos que vão desde o acesso mais básico com 60 Mega de velocidade, até para quem precisa de uma super velocidade para navegar com 200 Mega. Todos os planos acompanham benefícios exclusivos e possuem descontos especiais para pagamento em débito automático.

👉 Consulte a cobertura TIM Live

Verifique se a sua região possui cobertura e faça a contratação do seu plano pelo nosso site. Se preferir, entre em contato pelo 0800 777 1919 e fale com um atendente para tirar todas as suas dúvidas.

TIM EMPRESAS

Contrate agora pelo site
ou ligue 0800 777 1919

Baixe o app Meu TIM

Acompanhe seu consumo, baixe faturas, mude para débito automático, faça recarga e muito mais.

Ícone botão de redirecionamento para a Google Play Ícone botão de redirecionamento para a App Store