Site exclusivo para vendas

Como saber quem está usando sua internet wi-fi? | Dicas TIM Live

calendar icon

5/14/2021, 1:00:00 PM

calendar icon

Por TIM

calendar icon

Por Dados Mestre

Se tem uma coisa que deixa qualquer pessoa com aquela dor de cabeça é a lentidão na internet. Essa demora no carregamento de páginas pode ter várias causas, mas uma das mais comuns é o excesso de dispositivos conectados à mesma rede. Porém, caso você não tenha muitas pessoas conectadas à internet na sua casa, pode ser que outras pessoas estejam se aproveitando do seu sinal indevidamente.

Mas como saber quem está usando sua internet wi-fi? É possível descobrir a resposta para essa pergunta de modo fácil, seja entrando em contato com a sua operadora ou analisando as conexões pelo seu celular ou computador.

Para te ajudar nesse processo, preparamos algumas dicas com instruções para verificar quais dispositivos estão conectados a sua rede e como fazer para bloqueá-los.

 
Conteúdo deste artigo
 

Como saber quem está usando sua internet wi-fi? | Dicas TIM Live

Primeiro passo: ligue para sua operadora

Mesmo que você já esteja desconfiado de que alguém está usando sua internet wi-fi indevidamente, o primeiro passo é ligar na sua operadora e verificar se não existe nenhum problema técnico na sua rede causando a lentidão.

Os atendentes também podem te ajudar a fazer uma reinicialização completa do seu modem wi-fi, restaurando o sinal e fazendo com que você navegue em alta velocidade novamente.

Com o suporte técnico da operadora, você também consegue verificar a quantidade de aparelhos que estão conectados a sua rede e também se existe alguma configuração no seu wi-fi deixando sua internet desprotegida.

Essa ligação é importante pois pode já resolver o seu problema em poucos minutos, sem a necessidade de instalar outros aplicativos e fazer uma caça às bruxas aos ladrões de wi-fi.

Caso você não consiga resolver a questão com a operadora e não seja identificado nenhum problema técnico na sua rede, então é hora de analisar se outras pessoas estão usando sua internet wi-fi indevidamente.

 

Verificando as conexões pelo computador

É possível verificar quais dispositivos estão conectados a sua rede acessando as configurações do seu roteador. Para isso, vamos precisar confirmar o endereço IP do seu aparelho, normalmente o número do endereço costuma ser 192.168.1.1, mas também pode ser 192.168.0.1.

Para descobrir com certeza qual o seu, acesse as configurações de rede do seu computador, clique em propriedades e busque pelo código de Servidor DNS, geralmente apresentado no final da página de propriedades.

Com esse código, abra o seu navegador e utilize-o na barra de endereços, como se fosse um site. Caso apareça uma tela pedindo a senha de acesso, a mais comum é a senha “admin”, faça o teste se funciona, caso contrário entre em contato com a sua operadora para verificar a senha de acesso.

Com isso você consegue acessar as configurações da sua rede wi-fi. No menu procure pela opção de rede e informações de dispositivos conectados por wireless. O site irá mostrar uma lista de aparelhos conectados e você conseguirá identificar quais são seus e quais não são.

Os dispositivos são exibidos com nomes e também com informações como endereço IP e endereço MAC, esses dados são importantes e caso você identifique dispositivos que estão usando a sua internet wi-fi de forma indevida, salve-os pois você pode precisar utilizá-los mais tarde.

 

Verificando as conexões pelo celular

As mesmas configurações do roteador podem ser acessadas pelo seu celular. O acesso é bem mais fácil e direto.

Pelo seu celular, acesse as configurações;

Clique em conexões e selecione a opção Wi-fi;

Clique nas configurações da rede que você está usando;

Selecione a opção Gerenciar roteador;

Você será direcionado a página de configurações do roteador.

Da mesma forma como no computador, verifique os dispositivos conectados e procure por alguma divergência na sua rede.

TIM Live Ultrafibra navegue com 200 400 mega internet fibra ótica banda larga

 

Aplicativos que podem ajudar a descobrir se alguém está usando sua internet

Além da verificação pelo seu próprio roteador, também existem alguns aplicativos e programas que podem consultar se outros usuários estão usando sua internet wi-fi.

Não vamos entrar em detalhes sobre cada um deles, mas, caso você se sinta mais seguro em utilizar essa opção, listamos alguns dos mais usados abaixo:

Angry IP Scanner: um programa gratuito para Windows, ele possui uma interface bem simples e fácil de ser usada. O programa faz uma varredura por sua rede wi-fi e identifica todos os aparelhos conectados.

Wireless Network Watcher: também disponível para Windows, esse programa é bem similar ao anterior, mostrando quais dispositivos estão conectados e seu endereço MAC.

IP Tools WiFi Analyser: esse é um aplicativo disponível para Android e iOs, com ele você verifica quem está usando a sua internet wi-fi, o endereço IP, MAC e também o fabricante dos dispositivos.

Fing: esse é um aplicativo exclusivo para Android, ele conta com ferramentas avançadas de análise e monitoramento de rede, também exibindo informações dos aparelhos conectados e seus endereços de IP e MAC.

É interessante notar que, tanto pelas configurações do roteador quanto pelos programas e aplicativos, você consegue informações detalhadas de cada aparelho conectado à sua rede, incluindo informações sobre IP e MAC.

O endereço IP e o MAC funcionam como uma identificação digital desses dispositivos e com eles é possível banir esses aparelhos da sua rede, bloqueando qualquer tentativa de acesso futuro.

 

Como bloquear o acesso a minha rede?

O bloqueio ao acesso a sua rede wi-fi pode ser feito de forma simples pelas configurações do seu roteador. Novamente acessando com seu código de Servidor DNS no navegador, procure pelas configurações avançadas e pelo filtro de endereço MAC.

Cada roteador possui uma forma diferente de configuração, então não temos como apontar exatamente onde ela estará no seu, mas tente procurar nos menus avançados de segurança ou rede uma opção que ofereça bloquear dispositivos ou filtrar endereços MAC.

Ali você poderá adicionar os dispositivos que estão usando sua internet wi-fi indevidamente, bloqueando permanentemente a conexão deles.

Outra opção de segurança que também deve ser feita nesses casos é uma mudança na sua senha. Essa alteração também pode ser feita nas configurações do wi-fi. É importante trocar a senha com certa frequência para evitar que essas invasões aconteçam novamente.

Se ainda assim você estiver insatisfeito com os serviços oferecidos pela sua operadora e preocupado com a segurança que ela oferece aos seus usuários, pode ser o momento ideal para procurar um novo plano e trocar de internet.

👉 Leia também: 5 motivos para mudar de operadora de internet

 

Navegue com segurança com a TIM Live

A TIM Live é um serviço de internet banda larga em fibra ótica que oferece uma navegação com mais segurança a seus usuários. O serviço de fibra ótica é menos suscetível a ataques e invasões graças a forma como é construída a sua rede.

Além disso, os planos Live TIM ainda contam com um serviço adicional de Segurança Digital que vai manter seus dispositivos seguros e prevenidos contra ataques.

Se quiser saber mais sobre os planos de internet TIM Live, acesse nosso site, consulte a cobertura e assine. Você também pode ligar na nossa central de atendimento pelo 0800 777 1919.

TIM EMPRESAS

Contrate agora pelo site
ou ligue 0800 777 1919

Baixe o app Meu TIM

Acompanhe seu consumo, baixe faturas, mude para débito automático, faça recarga e muito mais.

Ícone botão de redirecionamento para a Google Play Ícone botão de redirecionamento para a App Store