Site exclusivo para vendas

Como fatores externos podem prejudicar a qualidade da sua internet

calendar icon

4/22/2021, 12:23:16 PM

calendar icon

Por TIM

calendar icon

Por Dados Mestre

Você sabia que muitos fatores externos podem influenciar na qualidade da sua internet? Sim, dependendo do tipo de conexão que você utiliza em casa, até uma leve chuva pode ser o suficiente para diminuir a qualidade do seu sinal consideravelmente. Existem muitos fatores que podem prejudicar a sua navegação, alguns deles estão fora do nosso controle, mas outros podem ser contornáveis. 

Além de entender quais são esses fatores e o que você pode fazer para garantir que sua conexão se mantenha estável, é preciso ter em mente que nem tudo pode ser corrigido e que, em muitos casos, pode ser preciso mudar de operadora e escolher outro tipo de internet para a sua casa.

Confira, a seguir, quais são os principais fatores externos que podem prejudicar a qualidade da sua internet.

Conteúdo deste artigo
 

Como fatores externos podem prejudicar a qualidade da sua internet

Conexão afetada pela chuva

Você já deve ter visto muitas pessoas comentando que a internet fica ruim quando chove. Existem muitas dúvidas sobre os mitos e verdades por trás dessa questão, mas, o tempo chuvoso pode sim afetar a qualidade da rede, principalmente em redes que usam conexão via rádio ou ADSL.

Isso acontece pois as descargas elétricas, a umidade e o próprio excesso de água presentes no momento de uma chuva são capazes de distorcer os sinais emitidos por ondas, dificultando a captação de sinal dos aparelhos e causando queda na internet e lentidão na navegação.

A chuva também pode afetar a internet em localidades onde a instalação dos cabos foi feita de maneira incorreta ou onde exista desgaste na fiação. Nesses casos, a água se infiltra e também prejudica o sinal.

Além disso, a chuva também pode causar acidentes, quedas de árvores e arrebentamento de cabos, fazendo com que o sinal seja interrompido.

Existe muito pouco o que os usuários podem fazer nessa situação para evitar que o sinal seja interrompido. Em muitos casos, resta apenas ligar na operadora, relatar o problema e solicitar o reparo da rede.

Contudo, existem opções como a internet em fibra ótica, que utiliza um cabeamento que não é afetado por ondas eletromagnéticas e consegue emitir o seu sinal com qualidade mesmo em cenários com forte chuva.

 

Distância na transmissão de dados

A internet é uma via de mão dupla, o sinal sai da central do provedor e viaja até chegar a casa dos usuários. Portanto, quanto mais distante a sua casa for da central de onde o sinal sai, mais lenta essa conexão pode chegar até você.

A demora no recebimento do sinal pode resultar em mais tempo de carregamento e dificuldade em compartilhar a rede wi-fi com mais pessoas. Nesse sentido, a principal prejudicada por ser a internet via rádio, pois o sinal precisa viajar pelo ar por longas distâncias sem sofrer interferências para chegar com qualidade.

Novamente, a internet fibra ótica também surge como uma boa opção, pois os dados são transmitidos em sua rede próximos a velocidade da luz, alcançando ponta a ponta com a mesma qualidade e perda mínima de dados. 

Confira os planos de internet banda larga em fibra ótica da TIM Live

 

Interferência de outros aparelhos

O sinal do seu wi-fi também pode ser prejudicado por fatores dentro de casa, como outros aparelhos que também geram ondas eletromagnéticas, é o caso de rádio, celulares e microondas. 

Isso pode acontecer caso esses aparelhos utilizem a mesma frequência que o seu roteador, fazendo com que a eficácia do sinal do wi-fi seja diminuída. Para resolver essa questão, basta adquirir equipamentos que não sigam a mesma frequência do roteador, ou procurar por roteadores que emitam sinal em 5Ghz, que costumam não apresentar esse tipo de problema.

👉 Sabia que uma boa rede wi-fi pode mudar o seu dia a dia? Leia mais sobre isso.

 

Barreiras que impedem a propagação do sinal

O posicionamento do seu roteador de wi-fi também pode prejudicar a qualidade da sua internet, isso porque podem existir barreiras que impedem a propagação do sinal em sua totalidade. É preciso evitar que o roteador esteja muito próximo de paredes, vasos, móveis ou outros objetos que interfiram no sinal.

O ideal é colocar o roteador wi-fi em uma parte central da sua casa, preferencialmente em um local um pouco mais alto. O dispositivo não pode ficar perto de espelhos, janelas ou da sua rede de água, pois esses elementos funcionam como dissipadores do sinal. Além disso, também é importante que ele fique longe de outros eletrônicos. 

Caso você more em uma casa muito grande ou com mais de um andar, é comum que o sinal não chegue em todos os ambientes. Para esses casos, é necessário instalar um repetidor de sinal, isso vai melhorar o sinal do wi-fi para toda a casa e garantir a qualidade da sua internet em qualquer ambiente.

 

Congestionamento de rede em horários de pico

Quando temos muitas pessoas utilizando a mesma internet, o resultado pode ser uma conexão mais lenta e demora no carregamento das páginas. Isso pode acontecer tanto pela quantidade de pessoas usando a mesma rede de uma mesma casa, quanto muitas pessoas utilizando o mesmo provedor em um horário de pico.

Será que você já reparou se a qualidade da sua internet cai no período noturno ou em algum outro horário específico? Isso pode acontecer devido a alta demanda de uso naquele momento.

Para entender melhor essa questão é só fazermos um paralelo com o trânsito, se temos muitos carros tentando acessar uma mesma via de acesso, isso resulta em um engarrafamento e lentidão. O mesmo acontece com a internet.

Para controlar essa questão, você pode contratar um plano com mais megas ou procurar outra provedora de acesso. 

De qualquer forma, é muito claro que precisamos sempre procurar por formas de manter o nosso sinal de internet mais estável e sem perda de qualidade. Para isso, a internet fibra ótica se mostra como uma excelente escolha de tecnologia, valendo o investimento nesse tipo de rede.

Entre os tipos de internet disponíveis no mercado, a fibra ótica é a que menos sofre com fatores externos e que garante uma qualidade de sinal constante de ponta a ponta na sua rede, sendo uma ótima opção para internet residencial.

Ficou curioso e quer conhecer mais sobre a internet fibra ótica? Recomendamos que você conheça a TIM Live, uma das melhores opções de internet fixa no Brasil. Acesse o portal e consulte a disponibilidade do serviço na sua região.

Se preferir, você pode ligar na central de atendimento TIM Live pelo 0800 777 1919.

TIM EMPRESAS

Contrate agora pelo site
ou ligue 0800 777 1919

Baixe o app Meu TIM

Acompanhe seu consumo, baixe faturas, mude para débito automático, faça recarga e muito mais.

Ícone botão de redirecionamento para a Google Play Ícone botão de redirecionamento para a App Store