Site exclusivo para vendas

Como escolher a internet ideal para o Home-Office

calendar icon

4/6/2021, 12:19:54 PM

calendar icon

Por TIM

calendar icon

Por Dados Mestre

O trabalho em home-office tornou-se uma constante na vida de milhares de pessoas desde março de 2020. Com o agravamento da pandemia causada pelo coronavírus, não restou alternativa a não ser adaptar-se a essa nova realidade e procurar novas formas de trabalhar. Porém, muitas dificuldades e desafios foram surgindo nesse processo.

Uma das maiores dificuldades foi a adaptação ao trabalho remoto, isso inclui a necessidade de um espaço em casa para virar ambiente de trabalho e até de ferramentas necessárias para fazer com que esse trabalho aconteça. Essa situação pode acontecer de muitas formas diferentes, desde a falta de uma cadeira mais confortável ou de um ambiente tranquilo.

Nossa casa não é nosso ambiente de trabalho, então é normal não ter a disposição tudo o que você precisa para realizar o seu trabalho com máxima excelência. A internet se aplica a isso, pode ser que você tenha um plano básico em casa que sempre deu conta das suas atividades diárias com tranquilidade, mas quando falamos de realizar videochamadas ou enviar aquele arquivo pesado para aprovação, ela pode não ser a ideal.

Conteúdo deste artigo
 

Como escolher a internet ideal para o Home-Office

Uma boa internet é essencial no home-office

Provavelmente, enquanto estava no seu local de trabalho, você nunca se preocupou com a questão da internet utilizada. Isso porque você estava em um ambiente corporativo com uma internet pensada para uso contínuo e compartilhada com muitas pessoas. Quando levamos esse cenário para dentro de casa, a situação muda bastante.

Você pode não ser a única pessoa a utilizar a internet na sua casa, talvez nem seja a única pessoa em situação de home-office no momento. Esse compartilhamento de rede e uso constante pode prejudicar o seu desempenho no trabalho, pois a internet pode não dar conta de processar tantos dados ao mesmo tempo.

Portanto, é necessário ter uma conexão mais robusta e com mais megas para compartilhar com todos e ter certeza que momentos de lentidão ou travamentos não atrapalhem o seu trabalho. Aqui, não falamos apenas de ser mais produtivo e realizar suas entregas, com uma conexão de mais qualidade você também vai evitar stress e dor de cabeça ao conseguir realizar as suas tarefas de forma mais fácil.

Evitar stress é essencial no home-office, pois já estamos sofrendo com fatores externos nessa situação. Construir um bom ambiente de trabalho em casa, com as ferramentas corretas e os serviços necessários para que tudo isso aconteça, vai diminuir a pressão sobre essa situação e tornar seus dias mais tranquilos e saudáveis.

 

Qual a melhor internet para uso no home-office?

Quando pensamos em uma internet para uso constante e que possa ser compartilhada com várias pessoas sem prejuízo, é normal que a internet via fibra ótica venha a nossa mente. Isso acontece pois a fibra ótica é a última tecnologia em termos de transmissão de dados, possuindo uma capacidade muito superior aos outros tipos de internet e entregando mais qualidade de sinal na residência dos usuários.

O cabeamento de internet fibra ótica é feito com fios extremamente finos, flexíveis e resistentes, transmitindo as informações por sua rede utilizando flashes de luz. Esse tipo de transmissão não sofre interferência externa, gerando um sinal mais limpo, rápido e completo.

Os planos mais simples de internet fibra ótica podem começar na casa dos 60 Mega, isso já é uma velocidade bem alta quando comparamos com os planos mais básicos de outros tipos de internet. Mas essa velocidade pode chegar até os 400 Mega dependendo de qual provedor você utiliza. A TIM Live, por exemplo, possui planos que chegam a essa velocidade.

TIM Live Ultrafibra navegue com 200 400 mega internet fibra ótica banda larga

 

Segurança em primeiro lugar

Outro fator que deve ser levado em conta no trabalho home-office é com a segurança dos dados, afinal, você está trabalhando com informações que podem ser sigilosas e das quais você não é o dono. Sendo assim, é necessário proteger essas informações.

O ponto básico para isso é ter um bom antivírus instalado e o firewall ativado no seu computador. Caso você utilize um computador ou notebook emprestado da empresa, é bem provável que essas proteções já estejam ativadas e você não precise se preocupar com isso. Mas, existe um outro ponto relacionado a internet que também precisa ser verificado.

Estamos falando do IP, ou, Internet Protocol, uma espécie de número identificador que funciona como se fosse a identidade dos seus dispositivos e do seu acesso a internet. O IP pode ser fixo ou dinâmico e isso vai depender do tipo de internet utilizada.

Geralmente, em ambientes corporativos, é utilizado o IP Fixo, ou seja, todo acesso é feito utilizando sempre o mesmo identificador, informando a rede que aquele dispositivo pertence a tal local. Mas, em redes domésticas, a maioria dos provedores de internet utilizam um IP dinâmico que muda a cada novo acesso.

O IP dinâmico tem as suas vantagens no trabalho remoto, pois ele traz mais segurança no acesso, dificultando eventuais ataques que você possa sofrer e protegendo os dados do seu trabalho. A TIM Live é uma internet fibra ótica que utiliza o IP dinâmico no acesso de seus usuários, protegendo seus dados e construindo uma rede mais segura.

Uma boa internet é essencial no home-office

Como escolher a melhor internet para o meu trabalho home-office?

A escolha de uma internet banda larga para utilizar no home-office depende muito do seu perfil de trabalho e do que você precisa no seu dia a dia. Se no seu trabalho você apenas utiliza serviços de e-mail, arquivos online no Google Docs e realiza tarefas mais simples, então um plano básico de fibra ótica de 60 Mega já vai ser o suficiente para o que você precisa.

Se seu uso é mais intermediário, com envio de arquivos, necessidade de downloads e realizar muitas videochamadas, você provavelmente vai precisar de mais velocidade de conexão e pode encontrar o que precisa nos planos de fibra ótica a partir de 100 Mega.

Mas, se seu uso é constante, precisa baixar arquivos pesados, fazer uploads e realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, um plano de 200 Mega pode garantir toda a velocidade que você precisa e estabilidade de sinal para que as tarefas sejam cumpridas com tranquilidade.

Além disso, você também deve levar em consideração as atividades que a sua família realiza utilizando a internet, afinal, em casa o acesso não é só seu.

O trabalho em home-office é uma realidade e pode ser que muitas empresas decidam manter esse formato mesmo após o fim da pandemia. Então, é bom se preparar e ver essa situação como uma nova oportunidade.

Agora que você já sabe quais são os pontos que precisa verificar para contratar uma nova internet para seu trabalho em casa, que tal conhecer todos os planos que a TIM Live oferece? Consulte a disponibilidade do serviço no seu endereço e mude para a TIM, você vai se surpreender com os serviços de fibra ótica que ela proporciona.

Se preferir, entre em contato com a nossa central de vendas pelo número da TIM 0800 777 1919.

TIM EMPRESAS

Contrate agora pelo site
ou ligue 0800 777 1919

Baixe o app Meu TIM

Acompanhe seu consumo, baixe faturas, mude para débito automático, faça recarga e muito mais.

Ícone botão de redirecionamento para a Google Play Ícone botão de redirecionamento para a App Store