Site exclusivo para vendas

6 dicas para navegar com segurança na internet | Dicas TIM Live

calendar icon

5/4/2021, 12:31:17 PM

calendar icon

Por TIM

calendar icon

Por Dados Mestre

Quem nunca encontrou um e-mail suspeito na sua caixa de entrada? Ou clicou sem querer em uma pop-up, foi parar em um site super estranho e acabou baixando um arquivo sem nem ver direito o que era? Pois bem, essas situações são o que chamamos de ameaças virtuais, pequenos cenários construídos para enganar os usuários e conseguir cliques, acessos e até invadir dispositivos.

Essas ameaças podem surgir de diversas formas, desde uma simples propaganda até uma loja online enganosa feita para roubar seus dados e seu dinheiro. Existem muitas ameaças na internet e às vezes somos pegos de surpresa por elas. Mas, o que fazer para navegar com segurança na internet?

Com o acesso a internet incorporado na nossa rotina, é importante pensar em formas seguras de navegar e não cair em golpes, fraudes ou ter os dados roubados. Com isso em mente, listamos seis dicas para navegar com segurança na internet. Confira.

Conteúdo deste artigo
 

6 dicas para navegar com segurança na internet | Dicas TIM Live

1 - Possua um bom antivírus

Essa é a dica mais básica de como navegar com segurança na internet, tenha sempre um bom antivírus instalado no seu computador, celular ou tablet. Esses programas conseguem manter sua navegação segura, identificando possíveis ameaças e bloqueando o acesso a seus dispositivos.

No seu computador, o antivírus também consegue identificar programas maliciosos, impedindo a sua instalação ou indicando quando você deve removê-los.

Além de ter o antivírus instalado, também é importante sempre mantê-lo atualizado para que a proteção seja contínua e não existam brechas no seu sistema a serem exploradas.

 

2 - Tenha cuidado onde você clica

Ao navegar na internet você deve se manter alerta o tempo todo e desconfiar de qualquer link que apareça na sua frente. Muitos golpes são aplicados por meio de propagandas que levam a sites enganosos, feitos para roubar dados.

Você encontrou aquele produto que queria por um preço muito abaixo do mercado? Desconfie! Faça uma boa pesquisa sobre o site que está vendendo, procure referências e só compre se tiver 100% de certeza que o site é seguro.

Links suspeitos também podem ser recebidos por e-mail, pelas redes sociais, por banners ou pop-ups. Sempre verifique antes de clicar, principalmente quando se trata de alguma oferta ou quando pedem seus dados para cadastro.

Esses links podem conter vírus ou outros tipos de malware, iniciando algum download automático e infectando seus dispositivos. 

TIM Live conheça o plano de 60 Mega internet banda larga fibra ótica

 

3 - Utilize um bloqueador de pop-ups

As pop-ups são aquelas caixinhas que surgem automaticamente quando acessamos algum site. Às vezes elas surgem de forma inofensiva, mas elas também podem ser uma forma de phishing, uma técnica utilizada para roubar dados confidenciais de usuários e realizar fraudes.

Para evitar esse tipo de situação e navegar com segurança, tenha sempre um bom bloqueador de pop-ups ativado no seu navegador. Muitos já possuem essa configuração nativa, bastando apenas que você faça a ativação.

Assim, quando você estiver navegando em um site confiável, você pode desativar o bloqueador caso queira.

Essa é uma configuração bem simples e que pode evitar muita dor de cabeça.

👉 Saiba mais: Como uma boa rede de wi-fi pode facilitar o seu dia

 

4 - Não use a mesma senha em todos os sites

Quem nunca utilizou a mesma senha em vários sites diferentes? Esse é um hábito muito comum, mas que pode ser bem prejudicial caso aconteça algum vazamento de dados.

Os usuários tendem a utilizar a mesma senha para não precisar ficar decorando várias senhas diferentes e facilitar o seu acesso a diferentes redes sociais, conta de e-mail e cadastro em sites.

Porém, é muito importante que você crie uma senha diferente para cada acesso, pois isso te deixa mais protegido e, caso algum dado seja divulgado, você não compromete toda a sua rede de cadastro.

Também é interessante fazer uma troca periódica de senhas, aumentando ainda mais a sua segurança digital.

 

5 - Não acesse dados pessoais em redes públicas

É comum chegarmos em algum lugar, como em um restaurante ou no shopping, e já procurarmos por uma rede wi-fi. Ficar conectado o tempo todo já faz parte da nossa rotina.

Porém, é preciso ter cuidado nesses acessos, pois esse tipo de rede pública tende a ser menos segura e mais suscetível a ataques e captura de dados.

Portanto, quando acessar esse tipo de rede, evite entrar em aplicativos de bancos, acessar informações sobre o seu trabalho ou fazer outros acessos que contenham dados mais sensíveis e que podem ser alvo de algum ataque.

Se precisar acessar essas informações, sempre prefira fazer isso na sua rede privada ou utilizando o pacote de dados do seu celular.

 

6 - Não instale programas desconhecidos

É preciso ter muito cuidado com os downloads de programas que fazemos pela internet. Às vezes, na ansiedade de termos um programa instalado no computador ou no celular, acabamos baixando o arquivo de qualquer site, sem nos preocuparmos com a origem do arquivo.

Essa ação pode ser muito prejudicial, pois o arquivo baixado pode conter algum vírus ou outro tipo de programa que invada seu computador e roube seus dados após a instalação.

Então, tenha sempre muito cuidado ao fazer downloads, somente baixe de sites confiáveis e seguros, evitando sites com conteúdos piratas, pois esses são os mais propícios a infectar os seus dispositivos.

O mesmo vale ao instalar algum aplicativo no seu celular, use sempre as lojas oficiais e evite instalar aplicativos de fora.

Consulte a cobertura da TIM Live

 

Conheça o TIM Segurança Digital

Além de seguir as nossas dicas de segurança na internet, existe ainda um outro fator que pode adicionar ainda mais tranquilidade na sua navegação, estamos falando do TIM Segurança Digital, um serviço que acompanha a internet banda larga TIM Live.

Com esse serviço você ganha acesso a um pacote completo com antivírus, backup, proteção de wi-fi e suporte digital.

Esse serviço faz parte de alguns planos da internet TIM Live e também pode ser adquirido pelos clientes TIM de forma avulsa. Existem opções para computadores e celulares. Basta escolher o dispositivo que você mais usa e contratar o serviço.

Essa é uma opção a mais para você navegar com segurança e proteger os seus dados. Para conhecer mais sobre a TIM Live e os planos que incluem esse serviço, acesse o portal exclusivo ou ligue na central de atendimento pelo 0800 777 1919.

👉 Consulte a cobertura TIM Live no seu endereço
TIM EMPRESAS

Contrate agora pelo site
ou ligue 0800 777 1919

Baixe o app Meu TIM

Acompanhe seu consumo, baixe faturas, mude para débito automático, faça recarga e muito mais.

Ícone botão de redirecionamento para a Google Play Ícone botão de redirecionamento para a App Store