Site exclusivo para vendas

6 Dicas de como melhorar o sinal do wi-fi: explicamos o que fazer

calendar icon

5/10/2021, 12:39:16 PM

calendar icon

Por TIM

calendar icon

Por Dados Mestre

A rede wi-fi é uma das formas mais populares de se manter conectado a internet, seja em casa ou em algum lugar público, estamos sempre buscando um sinal aberto para continuarmos navegando. Não é à toa que esse tipo de rede também apresenta muitos problemas de conexão e às vezes pode nos deixar na mão.

Você com certeza já passou por alguma situação onde o wi-fi falhou, seja com alguma dificuldade em conectar o sinal em todos os cômodos da sua casa ou com quedas quando muitas pessoas estavam usando o sinal ao mesmo tempo. Esses problemas são comuns, mas existem algumas formas de melhorar o sinal do wi-fi e é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Com algumas mudanças simples você consegue ampliar o seu sinal e ter mais qualidade de navegação na sua casa, confira nossas dicas de como melhorar o sinal de wi-fi.

 
Conteúdo
 

6 Dicas de como melhorar o sinal do wi-fi: explicamos o que fazer

 

1 - Verifique a posição do aparelho

Apesar de utilizar um sinal amplo para gerar conexão, o wi-fi ainda pode enfrentar problemas físicos para distribuir o seu sinal, principalmente se o modem estiver distante dos aparelhos que utilizam a sua conexão ou mal posicionado na sua casa.

Busque sempre deixar o seu modem roteador em um ambiente central na sua casa, ou no local onde você mais utiliza a internet, de preferência em uma região um pouco mais alta, longe de paredes grossas ou janelas. Isso vai ajudar a melhorar a distribuição do sinal e evitar interferências.

Também é interessante manter o modem longe de outros aparelhos eletrônicos que emitem ondas eletromagnéticas, como telefones ou microondas, pois essas ondas também podem interferir no sinal e afetar a qualidade de conexão.

 

2 - Troque a senha com frequência

Algo que pode prejudicar a sua velocidade de navegação são os ladrões de sinal de wi-fi, pessoas que descobrem a sua senha de alguma forma e utilizam a sua conexão sem a sua permissão.

Para evitar que algum vizinho oportunista roube o seu sinal, faça uma troca frequente de senha e não utilize nomes de redes muito óbvios, como “Rede de Fulano”, dificultando a identificação do seu wi-fi.

Ao criar uma senha, misture letras e números, fortalecendo ainda mais a sua rede e dificultando o acesso de terceiros.

 

3 - Verifique se existem programas ou aplicativos utilizando sua banda em segundo plano

Aplicativos no seu celular, jogos online, programas para realizar downloads, vídeos online, todas essas atividades podem utilizar a sua conexão em segundo plano e diminuir muito sua velocidade, afetando o wi-fi.

Sempre verifique se não existe algo do tipo utilizando a sua rede, principalmente quando muitas pessoas compartilham o mesmo wi-fi. Às vezes um programa rodando em segundo plano no seu computador pode ser o responsável por desestabilizar toda a sua rede.

Para resolver essa situação você pode utilizar uma ferramenta chamada QoS, que está presente na maioria dos roteadores e permite que você limite a banda larga para certas ações e priorize o uso de outras formas. Consulte as configurações do seu roteador junto a operadora para acessar essa ferramenta.

TIM Live Ultrafibra consulte a cobertura para o seu endereço internet fibra ótica

 

4 - Instale repetidores de sinal

Um problema muito comum de quem mora em casas grandes ou com paredes muito grossas é conseguir que o sinal de wi-fi seja bem distribuído em todos os ambientes. O sinal de wi-fi pode ficar prejudicado nesses casos e uma forma de melhorar essa situação é instalando repetidores de sinal pela casa.

Os repetidores são aparelhos que se conectam com o modem e fazem a redistribuição do sinal, amplificando o wi-fi e o alcance da rede. É uma solução simples e que pode melhorar muito a conexão na sua casa.

Geralmente esses aparelhos precisam ficar conectados ao modem por meio de um cabo ethernet, mas também existem opções que se ligam diretamente à rede elétrica, é bom pesquisar esses tipos de modelos e verificar qual se adequa melhor a sua casa antes de comprar.

 

5 - Troque ou atualize o seu aparelho

Aparelhos antigos também podem prejudicar a distribuição do sinal do wi-fi na sua casa, assim como qualquer outra tecnologia eles podem ficar datados e não conseguir gerar uma boa conexão com aparelhos mais novos.

Caso você utilize um modem cedido pela sua operadora de internet, é possível entrar em contato e solicitar a substituição por um modelo mais novo ou pedir para que o atendente te auxilie a atualizar o dispositivo. Essas atualizações ajudam a corrigir erros e a melhorar o sinal do wi-fi.

Também é preciso verificar se o seu aparelho atual é compatível com o tipo de internet que você utiliza, por exemplo, modems mais antigos não são capazes de distribuir o sinal de uma internet fibra ótica com toda a potência de rede que ela possui.

Por sorte, muitas operadoras já disponibilizam aparelhos modernos e gratuitos junto com seus planos de internet. Caso você não tenha, entre em contato com sua operadora.

👉 Descubra seis vantagens da Internet Fibra Ótica

 

6 - Troque de operadora de internet

Caso você tenha aplicado todas essas dicas e mesmo assim ainda não conseguiu melhorar o sinal do wi-fi, então pode ser hora de reavaliar o seu plano de internet e trocar de operadora.

Problemas de velocidade podem ser causados por uma internet de baixa qualidade e, quando isso acontece, a única alternativa é buscar por outro serviço. Verifique quais provedoras estão disponíveis no seu bairro e qual tipo de internet elas oferecem.

Pode ser interessante buscar por uma provedora que ofereça serviços de internet em fibra ótica, que possuem conexões mais modernas e estáveis, garantindo uma melhoria considerável no seu sinal de wi-fi.

Esse tipo de conexão também não sofre com interferências externas, entregando mais qualidade no sinal e com velocidades mais altas de banda larga.

TIM Live Ultrafibra compare os planos de internet fibra ótica

 

Conheça a TIM Live | Internet residencial banda larga

Para melhorar o sinal do wi-fi ainda mais, que tal conhecer os planos da internet fibra ótica TIM Live? Esse é um serviço de internet banda larga residencial que oferece planos com velocidades que chegam aos 400 Mega.

Além disso, a operadora oferece modem com roteador wi-fi gratuito a todos os seus assinantes, entregando aparelhos modernos e adaptados para entregar o melhor sinal na sua casa.

Se quiser saber mais sobre os planos, acesse nosso portal, consulte a cobertura dos serviços na sua região e contrate sua nova internet. Se quiser, você também pode ligar na central de atendimento pelo 0800 777 1919.

TIM EMPRESAS

Contrate agora pelo site
ou ligue 0800 777 1919

Baixe o app Meu TIM

Acompanhe seu consumo, baixe faturas, mude para débito automático, faça recarga e muito mais.

Ícone botão de redirecionamento para a Google Play Ícone botão de redirecionamento para a App Store