Site exclusivo para vendas

TIM Live vs Outros Tipos de Internet: vantagens e desvantagens de cada uma

calendar icon

4/5/2021, 12:20:36 PM

calendar icon

Por TIM

calendar icon

Por Dados Mestre

Quando buscamos um novo plano de internet para usar em casa, podemos acabar nos deparando com alguns termos que complicam a nossa vida. Internet fibra ótica, internet a cabo, internet ADSL… Afinal de contas, o que significa tudo isso? Para início de conversa, todos esses termos se referem a internet banda larga, porém cada um tem a sua particularidade e oferece uma experiência diferente na navegação. A TIM Live está representada nesse grupo pela fibra ótica e compartilha das características desse tipo de internet.

Pensando um pouco sobre isso, separamos uma série de dicas para você identificar cada tipo e escolher a melhor internet para a sua casa.

Conteúdo deste artigo
2. Vantagens de cada tipo de internet
 

Tim Live internet fibra ótica vantagens e desvantagens

Fibra ótica, internet a cabo e ADSL: o que significa cada tipo?

Atualmente temos três grandes formas de serviços fixos de internet, todas chegam a sua casa via cabeamento, mas a forma como isso acontece é diferente em cada uma delas, seja no material utilizado ou na forma como a transmissão de dados é feita.

Fibra ótica TIM Live

A fibra ótica é a última tecnologia quando falamos em cabeamento para internet. Seu cabeamento é feito utilizando fios incrivelmente finos fabricados com vidro ou plástico. Esses fios são muito flexíveis e bem resistentes, com uma alta capacidade de transmissão de dados. 

Aqui, os dados são transmitidos de ponta a ponta na forma de flashes de luz, em velocidade próxima a velocidade da luz. Isso resulta em uma internet mais rápida e com menos instabilidade. A TIM Live é um exemplo de internet que utiliza a fibra ótica.

Internet a cabo

A Internet a cabo tem esse nome pois ela utiliza o cabo coaxial na sua transmissão de dados, mesmo tipo de cabo utilizado para serviços de televisão por assinatura. Esse tipo de cabeamento surgiu para substituir a internet discada e não depende de uma linha telefônica para transmitir o seu sinal.

A internet a cabo oferece uma velocidade de navegação mais rápida do que as conexões tradicionais, sendo bastante popular e muito utilizada em bairros onde a fibra ótica ainda não chegou.

Internet ADSL

Esse é um dos tipos mais antigos de internet que temos, a internet ADSL utiliza a linha telefônica para transmissão do sinal de banda larga, tendo os fios de cobre como seus principais condutores. Por esses cabos são transmitidos simultaneamente informações de chamadas de voz e dados de internet, sem que a qualidade seja comprometida.

A cobertura desse tipo de internet é bem ampla, pois ela se utiliza da rede telefônica para levar seu sinal, sendo acessível em muitos lugares do mundo.

TIM Live Ultrafibra compare os planos de internet fibra ótica

 

Vantagens de cada uma

Agora que você já conhece os tipos de internet banda larga residencial que existem, vamos listar as vantagens de cada uma delas:

Vantagens da Internet Fibra Ótica TIM Live:

Uma das maiores vantagens da fibra ótica é a possibilidade de alto fluxo de dados, resultando em uma internet mais rápida. Além disso, o fato de utilizar luz e não eletricidade na sua transmissão, faz com que a rede não sofra interferências externas. A fibra ótica também tem outras vantagens:

   • Rapidez na transmissão e fluxo de dados;

   • Planos com velocidade que chegam a 400 Mega;

   • Não recebe interferência externa;

   • Altamente resistente a calor e frio;

   • Nove vezes mais leve que um fio de cobre;

   • Fácil de ser instalada;

   • Garante maior segurança na conexão;

   • A velocidade do upload é tão rápida quanto o download.

A TIM Live compartilha de todas essas vantagens e ainda oferece benefícios exclusivos a seus clientes. Conheça mais.

Vantagens da Internet a cabo

A grande vantagem da internet a cabo está na facilidade em encontrar esse tipo de serviço disponível para contratação. Mas ela também oferece uma boa conexão e transmissão de dados:

   • Baixo investimento para contratação;

   • Bom custo benefício em relação a velocidade;

   • Mesmo tipo de material para transmissão de internet e TV por assinatura;

   • Altas velocidades de download.

Vantagens da Internet ADSL

Por fim, a internet ADSL não possui tantas vantagens em relação às outras, mas ainda é uma boa opção principalmente para quem vive em localidades onde o cabo e a fibra não alcançam:

   • Disponível em muitas localidades;

   • Utiliza a linha telefônica como forma de transmitir dados;

   • Não ocupa o telefone ao usar a internet;

   • Muito barata em comparação às outras.

 

Desvantagens de cada uma

Assim como as vantagens, cada tipo de internet também tem as suas desvantagens. São pontos muito importantes e que devem ser levados em consideração na hora de assinar o seu plano residencial.

Desvantagens da internet Fibra Ótica

Apesar de oferecer um sinal de muita qualidade, a fibra ótica sofre com as dificuldades de implementação do seu serviço, sendo essa uma das principais desvantagens:

   • Pouca cobertura, ainda está indisponível em muitos lugares;

   • Materiais para implementação são mais caros;

   • Dificuldade nos reparos, pois não é possível unir a fiação.

Desvantagens da Internet a cabo

A principal desvantagem da internet a cabo está na queda da qualidade do sinal, principalmente em horários de picos ou quando existem muitas pessoas utilizando o mesmo wi-fi:

   • Em horários de pico a velocidade pode diminuir consideravelmente;

   • Velocidade menor do que a da fibra ótica;

  • Os dados são transmitidos por pulsos elétricos, que podem ser afetados por campos magnéticos ou outros fatores;

  • Seu sinal é influenciado por fatores externos, como qualidade da fiação ou distância até a casa do usuário.

Desvantagens da Internet ADSL

Uma das grandes desvantagens da internet ADSL está relacionada à distância, quanto mais longe o usuário estiver da provedora, menos eficiente será o sinal recebido. Sendo assim, as desvantagens são:

   • Sinal pode ser fraco de acordo com a distância do provedor;

   • Conexão pode sofrer interferência de acordo com o uso excessivo do telefone;

   • Uploads são muito lentos;

   • Menor segurança na conexão;

   • Necessidade de cabeamento telefônico para funcionar;

   • As velocidades oferecidas nos planos são mais baixas.

TIM Live internet fibra ótica banda larga melhor internet para casa

Como escolher a melhor internet para a sua casa?

Com todos os pontos expostos, seria muito fácil falarmos para você escolher a internet banda larga via fibra ótica. Ela oferece as melhores conexões, estabilidade de sinal e qualidade de navegação em relação às outras. Porém, sua grande desvantagem está na cobertura e disponibilidade do seu serviço.

Quando falamos na relação custo-benefício, a fibra ótica também sai na frente. Apesar de ter planos mais caros que os outros tipos de internet, quando pensamos na velocidade oferecida e em um uso constante, vemos que o valor se torna proporcional e que vale muito a pena.

Em resumo, se existe cobertura na sua localidade e você está disposto a pagar por um serviço de alta qualidade e que atenda a todas as suas necessidades de uso, vá de fibra ótica. 

A você, nós recomendamos a TIM Live, internet banda larga em fibra ótica da TIM. Ela possui vasta cobertura no Brasil e a cada dia amplia ainda mais a disponibilidade dos seus serviços. Não deixe de consultar a disponibilidade e fazer a sua assinatura. Se tiver alguma dúvida, ligue gratuitamente no 0800 777 1919.

TIM EMPRESAS

Contrate agora pelo site
ou ligue 0800 777 1919

Baixe o app Meu TIM

Acompanhe seu consumo, baixe faturas, mude para débito automático, faça recarga e muito mais.

Ícone botão de redirecionamento para a Google Play Ícone botão de redirecionamento para a App Store